• ladoanba

8 Benefícios saudáveis de dar uma boa risada

Me lembro que num dos momentos mais difíceis de reagir a doença, no ápice da minha depressão, minha mãe me deu de presente um livro chamado "Ria da minha vida antes que eu ria da sua", me lembro de ter dado boas risadas com ele. E hoje, anos depois, nas minhas buscas sobre uma vida mais significativa leio muitos estudos sobre os benefícios do riso e posso ver que vivi muitos desses efeitos em vários momentos. Então, hoje eu queria te contar sobre os benefícios de rir.


Claro, todos sabemos que em alguns momentos da vida fica muito difícil rir. Eles são realmente dolorosos e tristes. Mas você, como eu, talvez já tenha ouvido a expressão "rir é o melhor remédio". Acontece que pesquisas científicas tem provado que dar uma boa risada realmente provoca uma resposta fisiológica que protege o corpo de doenças, ajuda a manter a saúde dos órgãos vitais, melhora nossos relacionamentos e a forma como encaramos momentos difíceis.


Aí vão alguns dos benefícios imediatos e de longo prazo que uma boa risada pode te trazer:


1. Baixa sua pressão arterial

A pressão alta (hipertensão) é um dos efeitos colaterais mais perigosos do estresse. Pessoas que mantém a pressão arterial controlada diminuem seus riscos de derrame e ataques cardíacos.


2. Pode reduzir a ansiedade e outras emoções negativas

Uma pesquisa de 1990 mostrou os efeitos da Terapia do Riso. Se você conseguir criar uma postura de positividade e encontrar todos os dias motivos para sorrir, verá seu humor melhorar seus relacionamentos e se tornarem mais significativos; e conseguirá enxergar com mais calma e leveza meios para contornar situações difíceis e contratempos.


3. Relaxa o corpo inteiro

Uma boa risada ajuda a aliviar tensões, relaxando os músculos do corpo. E esse relaxamento é prolongado.


4. Desencadeia a liberação de endorfina

Rir desencadeia no cérebro a produção de endorfina que, ao ser liberada, estimula a sensação de bem-estar, conforto, melhora o estado de humor e aumenta a autoestima.


5. Queima calorias

Não é um substituto do exercício físico, ok? rs Mas, um estudo descobriu que rir por 10 a 15 minutos por dia pode queimar até 40 calorias, o que é suficiente para perder de três a quatro quilos por ano.


6. Pode te ajudar a viver mais

Um estudo norueguês constatou que pessoas com um forte senso de humor tendem a viver mais e melhor do que pessoas que não conseguem rir com frequência. E a diferença foi ainda mais notável em pessoas que lutavam contra o câncer.


7. Distração das coisas ruins

Rir afasta nosso foco da raiva, do estresse e de emoções negativas mais do que qualquer outra distração.


8. Ajuda a melhorar suas conexões sociais

O riso nos conecta com os outros. Assim como sorriso e gentileza, muitas pessoas acham que risadas são contagiosas. Então, se você colocar mais risadas na sua vida, provavelmente estará ajudando outras pessoas a rir e sentir esses benefícios também. Ao elevar o humor das pessoas ao seu redor, você pode reduzir os níveis de estresse delas e, com isso, melhorar a qualidade de interação social que experimenta com elas.


Além desses, existem centenas de outros benefícios encontrados em estudos sobre dar uma boa gargalhada. E, caso você tenha se sentido atraído por colocar esse benefícios na sua jornada aí vão algumas dicas de como usar o riso:


Como usar o riso:


  • Ria com amigos: trazer temas divertidos para a conversa, ir ao cinema para ver uma comédia, fazer uma noite de jogos, entre outras atividades, são uma ótima maneira de praticar o riso. Arranjar tempo para esse tipo de diversão é tão importante quanto qualquer outro hábito saudável que você mantém em sua vida, e é muito mais agradável do que a maioria deles.


  • Ria da sua vida: ao invés de reclamar das frustrações da vida, você pode rir delas. Todos temos problemas, e quase sempre os superamos e rimos deles no futuro. Então, faça isso no agora, imagine-se contando divertidamente o acontecido para alguém. Isso pode, inclusive, te ajudar a encontrar soluções criativas para o problema.


  • Force até brotar o natural: muitos estudos mostram que os efeitos positivos do riso ocorrem, sejam o riso forçado ou natural. O corpo não é capaz de distinguir entre um riso que você começa a fazer de propósito e um que saiu naturalmente. Os benefícios são os mesmos e, como já citei aqui, o primeiro normalmente leva ao segundo. Então, sorria mais e force umas risadas. Essa falsa atitude pode te levar a sorrisos e gargalhadas reais.


  • Entretenimento: opte por entretenimento engraçado e alto astral. Para experimentar esses benefícios fique longe de programas violentos e negativos. Opções de entretenimento para dar boas risadas não faltam. Escolha um filme, programa, série ou livro de comédia. Além de poder ser algo sobre o que conversar e recomendar aos amigos, isso depois certamente levará a mais risadas e bom humor entre todos.


E você, tem conseguido sorrir e rir bastante? Espero que sim.


Com felicidade,


AnBa




0 visualização

SEJA ANBA. FIQUE POR DENTRO DE TUDO!

  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White Facebook Icon

PARA IMPRENSA, MARKETING & PARCERIAS